Produção Agrícola

O sector agrícola da Quinta do Freixo divide-se em quatro componentes distintas:

Pecuária - Ovinos

Pecuária - Ovinos

A raça Campaniça, típica da região, é caracterizada por animais pequenos mas muito bem adaptados às condições agrestes da Serra Algarvia. A sua lã é reconhecida por se hidrofuga, servindo para fazer mantas e roupas de pescadores. O nosso rebanho  tem  cerca de 1100 cabeças e a criação é feita em regime de produção biológica certificada.

Silvicultura

Silvicultura

As zonas florestais da Quinta são ocupadas principalmente por áreas  de sobreiro para produção de cortiça e de alfarrobal para produção de alfarroba. A árera florestal serve também de zona de pastagem para os ovinos que assim fazem o controle de mato e prevenção de incêndios.

Árvores de Fruto e Hortícolas

Árvores de Fruto e Hortícolas

A produção de frutos e hortícolas destina-se em grande parte a ser transformada em compotas e outros produtos tradicionais na nossa unidade de transformação. Alguns destes produtos são também enviados para a Quinta do Mel para ser confeccionados no restaurante. Todos os vegetais cultivados  encontram-se certificados pelo modo de produção biológico.

Pastagens e Forragens

Pastagens e Forragens

Parte significativa da terra cultivada está ocupada por pastagens e forragens que garantem que o rebanho de Ovinos tem sustento mesmo em alturas de maior escassez.